CONTROLADORIA ESTRATÉGICA

HOME    >    ÁREAS DE ATUAÇÃO   >   CONTROLADORIA ESTRATÉGICA

[   CONTROLADORIA ESTRATÉGICA  ]

CONTROLADORIA ESTRATÉGICA.jpg

 

 

Controladoria Estratégica é o processo de uso das informações econômico-financeiras da empresa, de forma a gerar valor para o negócio, estabelecendo uma relação das estratégias empresariais com as ações e controles internos, criando indicadores de monitoramento e controle. Neste sentido, a Controladoria Estratégica visa implantar dentre as principais ferramentas:

 

 

  • Orçamento Empresarial: As metas e ações estratégicas da empresa devem se refletir nos planos e projeções de resultados econômico-financeiros. O Orçamento Empresarial visa estabelecer essa comunicação entre os objetivos dos gestores com os relatórios econômicos e financeiros para um determinado período. Ele é um instrumento de motivação da gestão, que avalia e controla os resultados dos cumprimentos das ações dos gestores, permitindo assim, o melhor gerenciamento dos recursos da empresa.

 

  • Gerenciamento de Custos: O reconhecimento das margens de venda nos negócios promovidos pela empresa é fundamental para perpetuidade da organização, o Gerenciamento de Custos atua na definição de mapa dos gastos com o processo de desenvolvimento dos produtos ou serviços ofertados pela empresa, de forma a reconhecer a sua real contribuição financeira para o negócio. As diversas formas de custos hoje existentes levam o gestor a conhecer as mais diversificadas óticas de sua operação, e os verdadeiros ganhos obtidos por atos de eficiência e eficácia operacional.

 

  • Sistema de Avaliação de Desempenho: O reconhecimento dos aspectos operacionais, econômicos, patrimoniais e financeiros de uma empresa, torna-se necessário para compreensão da efetividade das estratégias adotadas pelos gestores, com objetivo de obter lucros para o negócio. Através de técnicas comparativas de períodos passados, orçamentos, padrões setoriais internacionais e internos da empresa, aliado ao uso de ferramentas de análise das demonstrações econômico-financeiras, é possível diagnosticar a real efetividade dos padrões gerenciais, permitindo gerar ações eficientes e eficazes para otimizar os recursos internos em prol do sucesso dos negócios.